quarta-feira, 4 de maio de 2011

Laboratório de T.O 04/05/11 - Máscaras de gesso, parte III

" O seu olhar melhora o meu "

O seu olhar no céu
O seu olhar demora
O seu olhar no meu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
Onde a brasa mora
E devora o breu
Como a chuva molha
O que se escondeu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
O seu olhar agora
O seu olhar nasceu
O seu olhar me olha
O seu olhar é seu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu...


     Iniciamos a aula escutando essa música mostrada acima. Enquanto escultavamos a melodia, nos foi proposto pela professora que pegássemos pedaços de linhas de lã. Conforme a música, quando chegasse na parte desta que dizia "O seu olhar seu olhar melhora, Melhora o meu..."  tinhamos que pegar um pedaço de linha e amarrar com o pedaço de linha do amigo. Porém, não era apenas o simples fato de amarrar um pedaço de lã com o outro, mas sim o fato de que tinhamos que olhar nos olhos da outra pessoa, pois o olhar é muito mais do que função fisiológica, é uma linguagem forte, que acolhe o próximo que passava desabrigado, que cativa e envolve o semelhante, que apaga os rastos dos erros e que unifica os que se querem.



Após essa etapa percebemos que formamos uma "grande linha". Então, formamos um círculo e demos início a outra parte da dinâmica que era o seguinte: Cada um com sua determinada máscara teria que dá-la a outra pessoa, porém teriamos que dizer por qual motivo estávamos dando a nossa máscara para aquela pessoa. E além disso, tinhamos que amarrar a máscara ,antes de dá-la ao próximo, naquela grande linha que formamos anteriormente.



                                                                          



           Formamos uma enorme teia, um "elo da amizade", que serviu de cenário para o evento de Luta Antimanicomial, que ocorreu no dia 19 de maio na UFRJ.


 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário