sábado, 22 de outubro de 2011

Laboratório de T.O - Texturas

     O mundo que nos cerca é repleto de informações que chegam até nós por meio de nossos sistemas sensoriais (auditivo, tátil, visual, de movimento, de posição do corpo). Estas informações, que chegam primeiro a nossas estruturas receptoras de sensação, são conduzidas ao sistema nervoso central para serem organizadas e para que possamos dar alguma resposta sobre a informação recebida. O processo de organização das informações recebidas do próprio corpo e do ambiente, para produzir uma resposta adequada a cada situação, é chamado de Integração Sensorial. A Integração Sensorial é importante para a aprendizagem e para a organização de nosso comportamento.
 


Sistemas Sensoriais:

Em geral, conhecemos a visão, audição, gustação e olfato, mas outros sistemas relacionados à sensação corporal e ao controle do movimento também são importantes, como o Sistema Tátil.
O sistema tátil nos informa sobre aquilo que está em contato com nossa pele. Podemos assim perceber se algo está quente ou frio (sensação da temperatura), se é áspero ou macio (sensação da textura), ou ainda podemos reconhecer um objeto no escuro, somente pelo toque (estereognosia) ou mesmo podemos manejar um objeto, como um lápis, na mão. A sensação tátil também auxilia em nossa proteção, informando-nos sobre o perigo para que possamos reagir e nos afastar.


Uma boa organização de nossos sistemas sensoriais nos possibilita adquirir habilidades para concentrar, aprender os conteúdos acadêmicos, pensar de modo abstrato, além de contribuírem para nossa auto-estima, autoconfiança e autocontrole.


ATIVIDADE:
Como sempre, a nossa professora vem com algo meio inusitado rsrs Nos entregou uma folha A4 e diversos lápis de gis de gera e pediu que saíssemos pela faculdade em busca de texturas.
TEXTURAS???
É!! Passamos uma aula procurando objetos com relevos para marcarmos em nossa folha. Achamos cada texturas...
Uma parede aparentemente normal em nosso dia-a-dia, mas quando observamos detalhadamente, percebemos detalhes e relevos tão marcantes...
Uma folha de árvore caída no chão...são tantas que nem damos valor, mas quando observamos uma, percebemos como é sua textura. E quando colocamos o seu relevo no papel?...que liiindo!
Após descobrirmos cada textura inusitada de objetos que estão em nosso cotidiano, a professora nos pediu que a partir daquela folha 4A, agora preenchida de relevos, fizemos um quadro misturando outro tipo de texturas.
Vamos ver como ficou o meu??
Hello Kitty: Algodão, Papel camursa, Papel crepon + as Texturas feitas em sala de aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário