O terapeuta ocupacional utiliza a atividade humana como recurso técnico. Sendo esta considerada, no processo de atenção à saúde, como um instrumento que pode viabilizar a expressão, o conhecimento das potencialidades e das limitações das pessoas durante suas ações no cotidiano.
Por meio de diferentes tipos de atividades, sejam elas lúdicas, pedagógicas, profissionalizantes ou de automação, os indivíduos se percebem, percebem o outro, a natureza e as suas relações nesse contexto, levando a uma
compreensão de si e do meio. Ao propor as atividades, o terapeuta ocupacional analisa em seu aspecto técnico ao considerar os movimentos, as habilidades, as funções, as capacidades cognitivas requeridas e
as emoções que podem ser produzidas e expressas. Analisa também as relações que envolvem a realização dessas atividades, não apenas no contexto terapêutico, mas também no dia-a-dia da pessoa que dela participa.
ATIVIDADE:
Com base nesse conceito demos início a primeira aula do 2º semestre de laboratório B. Nossa professora nos propôs uma atividade que envolviria muuuuuuuuuuuita coordenação motora rsrs.
A atividade que possui o nome "DIG DIG JOY" (http://www.youtube.com/watch?v=9RcN6uMnWkc), fazendo referência ao grande sucesso da música de mesmo nome da dupla Sandy & Junior, fazia com que nós aluno além de mostrar uma boa coordenação motora, exigia que tivessemos criatividade e memória.
A turma foi dividida em 2 grupos, e estes formaram uma fila “ indiana”. O objetivo da atividade era que o primeiro aluno de cada fila fizesse um determinado movimento e os alunos que estavam atrás, além de refazer o movimento do colega que estava na sua frente, teriam que fazer outro movimento.
Nem preciso dizer, que no primeiro momento foi um desastre total...mas até que no final de tudo conseguimos fazer uma sequência bem “direitinho”! rsrs
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