sábado, 12 de novembro de 2011

Laboratório de T.O - O corpo fala





Sabia que o corpo fala? É isso mesmo! Não é só por meio de palavras que a gente pode se comunicar. Muitas vezes nosso corpo dá sinais que dizem muito mais que nossa boca. O corpo mostra o que está latente no ser humano, expressa as nossas ansiedades, desejos e conquistas de forma natural mesmo que nossas palavras digam o contrário. Os gestos podem significar mais que você imagina!
O seu corpo é um espelho revelador do seu inconsciente, é a projeção da
sua mente. Ele mostra através de gestos inconscientes, algo que estamos
sentindo, ou mesmo tentando esconder ou disfarçar, e não queremos falar.
São muitos os sinais que o corpo pode dar (sorriso, postura do tórax, abdômen, cabeça, gestos das mãos, dos braços, dos pés, das pernas...) olhar, entonação da voz, dos ruídos e até mesmo da roupa que se está usando, revelando todo momento os seus sentimentos ou mesmo seus pensamentos.

Para que possamos entender o significado do gesto, precisamos fazer uma leitura corporal analisando o contexto da situação, que somente terá sentido quando os gestos apontarem uma congruência da comunicação corporal.

Um gesto isolado não significa nada!

A linguagem corporal quando bem interpretada ajuda-nos a entender melhor o nosso semelhante, e nos permite agir de forma mais inteligente, para um melhor relacionamento familiar, profissional, social. Como também fornecem pistas que revelam quem você é, como pensa e vê o mundo, porque
pensamento, palavra e ação transformam o destino. Compreender a
linguagem dos gestos é construir no interior de cada um mais segurança, autoconfiança e liberdade para escolher sua conduta, pois o homem torna-se responsável pelos seus atos e suas conseqüências.

Atividade:

Com esse propósito de que o "Corpo fala" ,ou seja, é um espelho revelador do inconsciente, a professora nos pediu ,que em uma folha de papel pardo, desenhassemos nós mesmos. Isso aí!! Cada um de nós, tinham que nos desenhar na folha.

Nesse desenho do nosso corpo, nos tinhamos que colocar tudo que fizesse referência ou que tivesse a ver consigo. Podiamos utilizar figuras de revistas, barbantes, sucatas, dentre outros...

Convenhamos...quanto é para falar sobre si mesmo, é tãaaaao complicado, não é??
Não foi fácil...mas teve gente que tirou de letra, não é Geraldo?? rsrs
  
Desenho de Geraldo Albertacci Junior
Se você quizer "desvendar" o significado desse desenho, entre no blog do Geraldo: http://laboratorioemterapiaocupacional.blogspot.com/




domingo, 6 de novembro de 2011

Laboratório de T.O - Rádio Nikosia com Daniela Osório

"Nikosia é ação, intervenção, participação e cumplicidade."
É assim que se define uma estação que transmite a chamada "loucura". É a primeira do estado espanhol com estas características. Os programas são realizados por pessoas que em algum momento tenham sido diagnosticadas com problemas mentais.
Nikosia é um projeto de comunicação social, onde querem contribuir na prevenção da saúde mental, lutando contra o estigma que ainda carregam enfermidades mentais. Nikosia intervem através dos meios de comunicação, utilizando o rádio como meio, participando de numerosas iniciativas em rádios e televisões semanais, universidades, centros culturais e encontros artísticos em instituições psiquiátricas.
Nikosia realiza todo tipo de projetos culturais que favorezam a criatividade e expressão pessoal das pessoas afetadas ou, em algum momento, tenham sido diagnosticadas por instituições psiquiátricas.

ATIVIDADE:

Tivemos o prazer de saber um pouco sobre a rádio Nikosia através de uma palestra realizada pela terapeuta ocupacional, gaúcha, Daniela Ozório.
Ela nos descreveu uma pouco de suas "aventuras" que teve no tempo em que fez seu intercambio em Barcelona (Espanha) e seu envolvimento com o projeto Nikosia. Também nos mostrou e alertou sobre dificuldades que enfrentou em um outro país, com cultura e idioma diferentes, sozinha... Mas contou também de como foi gratificante essa experiência, que com certeza a engrandeceu bastante, tornando-a uma profissional melhor.
Essa palestra nos fez ter um pouco de consciência de como é a nossa profissão!! MUIIIITO BOM!!

Laboratório de T.O - Lazer, direito ou dever de todos? II ENTREVISTA

ATIVIDADE:

Após lermos um texto sobre o que significa, verdadeiramente, a palavra " LAZER ", fomos convocados pela nossa professora (ah! Eu nunca falo o nome da professora né?! rsrs O nome dela é Patrícia Dorneles) para uma nova missão. E como falaria o Capitão Nascimento, do filme " Tropa de Elite" : Missão dada é missão cumprida!!
A missão foi a seguinte: Teriamos que andar pela faculdade e entrevistar 5 pessoas. As perguntas, é claro, estavam relacionadas ao tema " LAZER ". Vejamos as perguntas:
NOME:
SEXO:
IDADE:
ESTADO CIVIL:
OCUPAÇÃO:

-O que é lazer para você?
-Qual é o seu tempo para o lazer durante a semana?
-Quais são as atividades de lazer?


Fácil?! Até seria se não fosse nossa timidez, afinal não é todo dia que saimos pela faculdade, parando pessoas desconhecidas e as entrevistando... Mas esse não seria o obstáculo maior.
Encontrariamos pela frente pessoas e histórias totalmente diversas, umas engraçadas, outras emocionantes, mas todas convergiam para o mesmo ponto: O QUE É LAZER MESMO??
Infelizmente, muitos não sabiam expressar o que era lazer, pois como saber o que é lazer, se não pode tê-lo, não é mesmo?? Entrevistamos muitas pessoas que em seus momentos "livres", vale lembrar: quanto tinham!!, passavam trabalhando. Fazendo afazeres de casa, fazendo um "bico" para aumentar a renda do mês, cuidando de um parente hospitalizado...
A partir dessa entrevista tiramos a conclusão que as pessoas estão esquecendo um pouco de cuidar de si mesmo...Mas vamos lembrar que lazer não é regalia não, é direito de todo cidadão!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Laboratório de T.O - O corpo e a arte na Terapia Ocupacional


As abordagens corporais, as danças e as artes de modo geral tem servido e
mobilizado terapeutas ocupacionais em sua prática profissional tornando-se importante ferramenta em suas ações em diferentes contextos e problemáticas.
Com base nesse conceito, tivemos uma palestra com, o terapeuta ocupacional e ex-coordenador do curso de Terapia Ocupacional UFRJ, Marcos Vinícius Machado.
O corpo e a arte juntos com a T.O implementam transformações no cotidiano da população atendida e favorece sua inclusão em atividades culturais, desenvolvendo e pesquisando habilidades, estimulando e construindo conhecimento artístico e redes de convivência, compartilhando a idéia do exercício cultural como escuta das diferenças.


Vida transformada em obra, cuja força, beleza e estranhamento impactam.