sábado, 12 de novembro de 2011

Laboratório de T.O - O corpo fala





Sabia que o corpo fala? É isso mesmo! Não é só por meio de palavras que a gente pode se comunicar. Muitas vezes nosso corpo dá sinais que dizem muito mais que nossa boca. O corpo mostra o que está latente no ser humano, expressa as nossas ansiedades, desejos e conquistas de forma natural mesmo que nossas palavras digam o contrário. Os gestos podem significar mais que você imagina!
O seu corpo é um espelho revelador do seu inconsciente, é a projeção da
sua mente. Ele mostra através de gestos inconscientes, algo que estamos
sentindo, ou mesmo tentando esconder ou disfarçar, e não queremos falar.
São muitos os sinais que o corpo pode dar (sorriso, postura do tórax, abdômen, cabeça, gestos das mãos, dos braços, dos pés, das pernas...) olhar, entonação da voz, dos ruídos e até mesmo da roupa que se está usando, revelando todo momento os seus sentimentos ou mesmo seus pensamentos.

Para que possamos entender o significado do gesto, precisamos fazer uma leitura corporal analisando o contexto da situação, que somente terá sentido quando os gestos apontarem uma congruência da comunicação corporal.

Um gesto isolado não significa nada!

A linguagem corporal quando bem interpretada ajuda-nos a entender melhor o nosso semelhante, e nos permite agir de forma mais inteligente, para um melhor relacionamento familiar, profissional, social. Como também fornecem pistas que revelam quem você é, como pensa e vê o mundo, porque
pensamento, palavra e ação transformam o destino. Compreender a
linguagem dos gestos é construir no interior de cada um mais segurança, autoconfiança e liberdade para escolher sua conduta, pois o homem torna-se responsável pelos seus atos e suas conseqüências.

Atividade:

Com esse propósito de que o "Corpo fala" ,ou seja, é um espelho revelador do inconsciente, a professora nos pediu ,que em uma folha de papel pardo, desenhassemos nós mesmos. Isso aí!! Cada um de nós, tinham que nos desenhar na folha.

Nesse desenho do nosso corpo, nos tinhamos que colocar tudo que fizesse referência ou que tivesse a ver consigo. Podiamos utilizar figuras de revistas, barbantes, sucatas, dentre outros...

Convenhamos...quanto é para falar sobre si mesmo, é tãaaaao complicado, não é??
Não foi fácil...mas teve gente que tirou de letra, não é Geraldo?? rsrs
  
Desenho de Geraldo Albertacci Junior
Se você quizer "desvendar" o significado desse desenho, entre no blog do Geraldo: http://laboratorioemterapiaocupacional.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário