quarta-feira, 16 de março de 2011

Laboratório de T.O 16/03/11 - Fanzine

O que é o fanzine?
De um modo geral o fanzine é toda publicação feita pelo fã. Seu nome vem da contração de duas palavras inglesas e significa literalmente 'revista do fã' (fanatic magazine). Alguns estudiosos do assunto consideram fanzine somente a publicação que traz textos, informações, matérias sobre algum assunto. Quando a publicação traz produção artística inédita seria chamada Revista Alternativa. No entanto, o termo fanzine se disseminou de tal forma que hoje engloba todo tipo de publicação que tenha caráter amador, que seja feita sem intenção de lucro, pela simples paixão pelo assunto enfocado.

Após saber o que é o fanzine, agora vamos para a atividade.
A turma foi dividida em grupos para que fosse realizada a atividade proposta. Atividade esta em que os grupos tinham que, primeiramente, buscar em revista, imagens que tivessem ,na opinião do grupo,relação com a Terapia Ocupacional.

Após isso,o grupo teria que colar esses recortes em uma folha em branco. Realizada essa etapa da atividade,cada grupo mostraria aos outros o que significaria cada imagem.

Cumprida a etapa acima,o grupo realizaria outra atividade relacionada com a atividade anterior. Foi proposto para os integrantes dos grupos que procurassem uma palavra que definisse ou que estivesse relacionada a T.O.

No final,cada palavra foi repassada para o grupo seguinte, para que este grupo, a partir daquela palavra criasse uma frase, resultando em um livrinho.

" A vida é uma superação" 
" Superação é reinventar a vida com felicidade "

" Terapia Ocupacional "
                  




Depois do fim da atividade descobrimos que o fanzine é o resultado da iniciativa e esforço de pessoas que se propõem a veicular produções artísticas ou informações sobre elas, que possam ser reproduzidas e enviadas a outras pessoas, fora das estruturas comerciais de produção cultural. O fanzine, ao contrário, é a forma de expressão do editor, ou grupo de editores. O que define a pauta do fanzine é aquilo que seu editor deseja compartilhar com seus leitores. O fanzine é caracterizado pela independência do editor. E uma das garantias desta independência é que muitas vezes o editor mantém o fanzine arcando com seus prejuízos.
    
                                

                 
" Na T.O não dá para pensar pequeno quando estamos falando da sua felicidade "


Nenhum comentário:

Postar um comentário