quarta-feira, 23 de março de 2011

Laboratório de T.O 23/03/11 - Saúde Mental [Continuação]

Maluco Beleza

Raul Seixas


Enquanto você
Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual...
Eu do meu lado
Aprendendo a ser louco
Maluco total
Na loucura real...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez...
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza...
E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Eeeeeeeeuu!...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com toda certeza
Maluco, maluco beleza...

Após ler essa bela música que nos mostra que em uma sociedade ,em que a maioria das pessoas se prendem e seguem um padrão para se enquadrar no termo de "normalidade",existem outros que não querem perder a liberdade da vida e seguem seu caminho sem restrições ,por escolha própria ou inconscientemente. 
Infelizmente essa pessoas são rotuladas como "loucas","malucas". Mas essas pessoas descriminadas, excluidas, muitas vezes, do convívio social e esquecidas pelos seus familiares e pelo poder público procuram outras formas de se expressarem e de serem reconhecidas .

Exemplo disso é o museu da Imagem do Inconsiente que ao longo dos anos, foram criados diversos ateliês, tais como: sapataria, corte e costura, dança, música, pintura, escultura e outros, a fim de permitir a expressão não verbal das emoções. 


O ato de criar e recriar seu próprio drama contribui para o processo de afirmação pessoal dos pacientes através do desenvolvimento de uma linguagem que permite a construção de uma auto-imagem positiva e aceitável para os outros. Assim, as pessoas que, por serem diferentes, haviam sido excluídas da vida social e marginalizadas, encontraram um meio de se re-inserir socialmente. As imagens feitas pelos pacientes são como auto-retratos, "espelhos da alma das pessoas" - as imagens do inconsciente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário