“Assim como o sol,a loucura tem sua órbita” Shakspeare
O que podemos dizer da loucura? E será que cada um de nós somos um pouco de loucos? Vamos descobrir...
A loucura ainda é vista por muitos como uma doença repulginante, onde a principal solução é a internação do “louco” em um manicômio. Infelizmente essa visão mega ultrapassada é resquícios de uma sociedade de anos e anos atrás.
No inicio, tendo como objetivo de reabilitação psicossocial ,os manicômios não tiveram tanto êxito em seus principais ideais e acabaram tendo efeito contrário,causando sofrimento psíquico, pois acabaram por segregar ainda mais aqueles indivíduos,que já eram excluídos devidos os sintomas que o conduziram até lá.
Após vários movimentos de luta antimanicomial, que exigiam e lutavam por sociedades que não permitissem esses asilos manicomiais, já que estes isolavam e agravavam os problemas daqueles que eram portadores de sofrimento mental ,pois eram verdadeiras prisões ,foram criadas as Caps ,que mostram o real direito de cidadania.
Caps são Centros de Atenção Psicossocial que tem como objetivo proporcionar autonomia a seus pacientes com transtornos mentais através do trabalho e de atividades cotidianas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário